terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Endomarketing

O prefixo “endo”, que significa posição ou acção para dentro, refere-se a acções empresariais que procuram satisfazer o primeiro mercado de uma empresa – o cliente interno, mais especificamente, o funcionário da empresa. Assim, facilmente se compreende que o Endomarketing provém da necessidade e procura de condições que proporcionem a integração, sintonia e orientação entre a empresa e os seus funcionários.

O Endomarketing nasceu na década de 50, como uma necessidade imediata das empresas que aspiravam crescer, conquistar novos mercados, ou até, simplesmente, manter a posição já alcançada no mercado.
Para alcançar estes objectivos, o marketing teve que ser direccionado para dentro da empresa, com a finalidade de desenvolver nos funcionários uma consciência do cliente.
Bens, serviços e campanhas deveriam ser “vendidos” primeiro aos funcionários e só depois é que seriam colocados no mercado externo.
Pode-se então dizer que o Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário da empresa.

Para que a estratégia seja eficiente, é necessário que a empresa mostre aos seus funcionários quem são os clientes, de que forma eles gostariam de ser atendidos e como eles se comportam. Os funcionários devem ser orientados em relação ao tipo de esclarecimento que a empresa pretende que seja passado ao cliente, tanto a nível de serviços prestados como de produtos vendidos.
Mas, o início de toda a estratégia deve consistir na aplicação do marketing pessoal, com vista na valorização das pessoas. Este aspecto é de extrema importância pois leva a que os funcionários, em vez de serem transformados em “robôs” criados somente para agradar o cliente externo, se tornem seres humanos com auto-estima e comportamento adequado. E, assim, a empresa consegue que os seus funcionários não sejam apenas vendedores da sua imagem, mas verdadeiros profissionais de qualidade, além de verdadeiros seres humanos. Isto explica o facto de uma das preocupações da empresa se prender com a motivação das pessoas que nela trabalham.

“...é preciso que o marketing se volte para dentro da empresa, para o chão da fábrica, para o terminal de cargas, enfim, para o lado de dentro do balcão, preocupando-se verdadeiramente em motivar aquele que faz o dia-a-dia da empresa através da intuição, da persuasão, da criatividade, ou seja, através da comunicação.”
BRUM, 1998

Entre as acções mais praticadas estão o reconhecimento de um trabalho bem executado, a oferta de benefícios mais atraentes, o acesso a ferramentas modernas, os estímulos ao aumento da produtividade.
Portanto, além dos eventos e acções de incentivo, são também necessárias acções focadas no bem-estar dos funcionários, de forma a melhorar a produção e capacidade intelectual das equipas.
Perante tudo isto, o objectivo do Endomarketing pode ser resumido a tornar transparente aos funcionários os objectivos da empresa, tentando harmonizar o objectivo do funcionário com o objectivo da empresa.

Como resultado da implantação de uma estratégia de Endomarketing numa empresa temos a satisfação dos seus clientes. Estratégias desta natureza permitem, não só viabilizar as acções de marketing da empresa, como facilitam a sua venda, melhoram a prestação de serviços e fidelizam os seus clientes. O seus funcionários, ao trabalharem no sentido de fazer com que o cliente retorne à empresa com maior regularidade e adquirindo cada vez mais produtos, conseguirão como recompensa o aumento dos lucros da empresa.

Trata-se de um investimento considerável que acaba por se tornar barato pelo simples facto de ser mais fácil manter um cliente do que tentar recuperá-lo. O ideal é ter clientes fiéis. Todos saem satisfeitos: a empresa, os seus funcionários e os seus clientes.





As vantagens inerentes a esta técnica de comunicação são as seguintes:

> proporciona uma postura interactiva, definindo a harmonia entre a empresa e os seus funcionários;
> reflecte transparência através das acções objectivas e directas e do diálogo claro e de fácil compreensão utilizados na acção de comunicação interna;
> defende a democracia ao estimular a participação de todos os elementos da empresa através da partilha nas decisões;
> se a estratégia for bem sucedida, a empresa “será menos máquina e mais sentimentos, menos estrutura e mais ambiente, menos burocracia e mais processo” (BRUM, 1998)
> O funcionário, ao tornar-se num aliado no negócio, aumenta a fidelização dos clientes e, consequentemente, aumenta os lucros da empresa.


Mas, paralelamente a estas vantagens, o Endomarketing também tem as suas desvantagens:

> Uma das desvatagens prende-se com o perigo das acções motivacionais – a autonomia oferecida a um funcionário incompetente. Quanto mais motivado este funcionário estiver, mais erros ele será capaz de cometer.
> Trata-se de uma técnica que exige investimento e tempo para produzir os resultados pretendidos.




O McDonald’s foi uma das empresas que utilizou uma estratégia de Endomarketing ao lançar um espaço na internet, exclusivo para os seus funcionários. Neste site, os funcionários podem ler e comentar blogs de outros colegas, partilhar fotos e participar em sorteios exclusivos que funcionam como campanha de incentivo.
O endereço do site Station M é o seguinte: http://www.stationm.com/


Fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=3658




A marca Toyota, referência mundial em gestão, no que respeita ao marketing interno e, hoje, maior montadora do mundo, sabe como construir relacionamentos fortes e motivadores com os seus funcionários.
Segundo um artigo da revista Exame, os funcionários da Toyota têm emprego vitalício e a tomada de decisão é um processo consensual.
Esta marca baseia-se numa fórmula: qualidade, discrição, longo relacionamento com funcionários e fornecedores, crescimento meticulosamente calculado.

Fonte:http://209.85.229.132/search?q=cache:XaAIUpzlgXkJ:www.webartigos.com/articles/2446/1/o-endomarketing-no-processo-de-crescimento-da-toyota/pagina1.html+toyota+endomarketing&hl=pt-PT&ct=clnk&cd=1&gl=pt

Sem comentários: