Segundo McLuhan (1969), “os meios de comunicação são extensões do homem”.
A comunicação, com base em sistemas simbólicos, envolve a troca de informações através da fala, da escrita, de gestos, de mensagens pela internet ou através de outros meios de comunicação.
A comunicação das empresas, tradicionalmente baseada na publicidade, na promoção de vendas, nas relações públicas e no marketing directo, tem vindo a dar lugar a novas técnicas de comunicação que privilegiam as comunicações integradas.
A comunicação, com base em sistemas simbólicos, envolve a troca de informações através da fala, da escrita, de gestos, de mensagens pela internet ou através de outros meios de comunicação.
A comunicação das empresas, tradicionalmente baseada na publicidade, na promoção de vendas, nas relações públicas e no marketing directo, tem vindo a dar lugar a novas técnicas de comunicação que privilegiam as comunicações integradas.
Segundo Débora Weinberg, FISCHER, “Como nós podemos inserir a comunicação de forma a que ela não seja intrusiva na vida das pessoas? Hoje só o comercial de 30 segundos não resolve (...) devemos fazer parte da vida das pessoas, questionar como nós podemos colocar nossas marcas de uma maneira natural, impactante e relevante na vida dos consumidores (...) sair do tradicional, entender o contato do consumidor com o produto e aproveitar todas as oportunidades de comunicação.”
Luiza Crociquia, COLUCCI, também fez uma observação neste sentido: "A comunicação integrada não é uma necessidade do cliente ou da agência, mas da marca. É necessária para que se possa trabalhar a marca como um todo”.
Portanto, a comunicação integrada pretende oferecer as melhores soluções ao considerar todas as ferramentas de comunicação de acordo com as suas especificidades, criando assim marcas fortes e diferenciadas.
É sobre este tema – AS NOVAS TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO – que me proponho escrever ao longo deste blog.
Sem comentários:
Enviar um comentário